Aromas que curam

Óleos essenciais e hidrolatos têm propriedades terapêuticas

Com uma produção orgânica de hidrolatos e óleos essenciais, que são usados para fins terapêuticos, Sandra Regina de Oliveira e Hale Borges Junior administram o Ares da Bocaina, que criaram a partir da preocupação com o meio ambiente e em busca técnicas de produção orgânicas.

Há 12 anos atrás, Sandra Regina de Oliveira e Hale Borges Junior decidiram deixar a vida no Rio de Janeiro para comprar uma fazenda na região da Serra da Bocaina, em Silveiras, São Paulo. Com o amor pela produção orgânica e reflorestamento como guia para os próximos passos, o casal priorizou a preocupação com o meio ambiente e começou pelo plantio de 2 mil pés de oliveiras e 4 mil árvores da Mata Atlântica, além de manter o gado leiteiro na propriedade. 

As árvores da Mata Atlântica não se adaptaram ao solo, que havia sido maltratado pela erosão, mas eles não desistiram! Os verões úmidos e invernos secos da Serra da Bocaina, felizmente, favoreceram o crescimento das oliveiras e eles decidiram tentar reflorestar novamente, desta vez com plantas aromáticas e com a candeia, uma árvore endêmica. Abandonando a produção leiteira, hoje sua propriedade tem oliveiras, lavandas, candeias, capim-limão, citronela, melaleuca, gerânio e alecrim. A fazenda Ares da Bocaina é produtora de azeite, hidrolatos e óleos essenciais 100% naturais e orgânicos. 

Os óleos essenciais e os hidrolatos são utilizados para fins terapêuticos, uma vez que diversos aromas têm efeitos estimulantes ou calmantes que podem trazer benefícios no dia a dia de forma completamente natural. Cada aroma utilizado tem propriedades dependendo de cada planta e a aromaterapia os utiliza como facilitadores, não como um “milagre” ou como tratamento único. Eles normalmente são procurados para auxiliar no tratamento do estresse, dificuldade de concentração, dores de cabeça e corporais, cansaço mental, falta de memória, insônia, entre outras questões. 

Na própria fazenda, os produtos são extraídos das plantas aromáticas a partir do processo conhecido como “destilação por arraste a vapor”, onde são obtidos os óleos (mais concentrados) e os hidrolatos (mais diluídos) através da destilação . É importante frisar que o uso traz benefícios à saúde, mas deve ser feito de forma correta. Por exemplo: com exceção dos óleos essenciais de lavanda e melaleuca, os demais não devem ser utilizados diretamente sobre a pele. Eles precisam antes ser diluídos em um óleo vegetal carreador (amêndoas, azeite extra virgem etc.), porque podem causar alergia ou dermatite de contato. Eles também podem ser utilizados nos ambientes, em difusores e velas.

Já os hidrolatos, por serem diluídos, podem ser usados diretamente sobre a pele e cabelos. De qualquer forma, é recomendado um teste preliminar numa pequena parte do corpo, em pessoas de pele muito sensível. O seu uso refresca o corpo, limpa e hidrata a pele. Assim como os óleos essenciais, eles também podem ser usados nos ambientes, em spray, para perfumar e higienizar roupas de cama, de banho, cortinas, tapetes, sofás etc. Como explica Sandra, tanto os óleos quanto os hidrolatos são 100% naturais: “Nossa produção é orgânica, certificada em toda parte vegetal. Estamos trabalhando agora para certificar a parte operacional que é uma certificação posterior”, afirma.

Melaleuca: 

-Possui capacidade antibiótica frente a um variado número de bactérias e fungos;

-Possui também atividade antimicrobiana, antisséptica, antiviral, expectorante, inseticida, imunoestimulante, anti-inflamatória, estimulante e sudorífica;

– É altamente eficaz no tratamento de candidíase e tem se mostrado valioso na prevenção da cárie e gengivite quando empregado em pastas dentais e dentifrícias;

– É útil em casos de inflamações do ouvido (otite), gripes, resfriados, febre e infecções (um estimulante muito poderoso do sistema imunológico, ajudando a aumentar as defesas do corpo contra organismos invasores), asma, bronquite, tosse e sinusite (uso em um vaporizador como inalador para desobstruir seios nasais congestionados e infecções respiratórias);

– Apresenta bons resultados em caspa e dermatite seborreica, acne, micose de unha, erupções cutâneas, pele oleosa, mordidas e picadas, caspa e pé de atleta.

ATUAÇÃO NO CAMPO EMOCIONAL:

– Seu aroma renova, refresca e protege a energia do ambiente;

– Reflete a energia da alma, transformando nosso lado sombrio (originário dos medos e da rigidez da consciência) em um corpo radiante (reflexo do brilho da alma);

– Facilita a abertura de centenas de chacras dormentes e inativos;

– Dissipa o estresse mental e apazigua os sentimentos.

Lavanda dentada:

– Potencial uso na parte respiratória, em sinusites, bronquites, além de uso em infecções pulmonares de grau médio;

– Ação expectorante e antibiótica;

– Um estudo realizado na Tunísia demonstrou que esse óleo tem potencial de controlar a hiperglicemia;

– Potencial antimicrobial frente ao bacilo da tuberculose;

– Como pode ser colocado diretamente sobre a pele, é importante que o usuário faça antes um teste para confirmar se ocorre alguma sensibilidade especial.

ATUAÇÃO NO CAMPO EMOCIONAL:

-Ao contrário da lavanda tradicional, a dentada possui ação estimulante.

Gerânio:

– Trata acne, dermatite e outras doenças inflamatórias na pele;

– Alivia edemas nas pernas. Basta colocar algumas gotas em água morna e aplicar na região afetada;

– Trata feridas nasais causadas por fatores como tempo seco, que podem causar até sangramentos;

– Por ter altas concentrações de citronelol inibe a produção de óxido nítrico, reduzindo a inflamação e a morte celular no cérebro, podendo trazer benefícios para pessoas com doenças neurodegenerativas;

– Ajuda a passar pela menopausa e perimenopausa por estimular a produção de estrogênio;

– Alivia a dor causada pelo vírus do herpes;

-O uso tópico pode reduzir a coceira causada por reações alérgicas devido à ação anti-inflamatória.

ATUAÇÃO NO CAMPO EMOCIONAL:

– Indicado para o estresse, ansiedade e depressão.

Alecrim:

– Auxilia os estudos, ajudando a desenvolver foco, concentração, memória e combatendo quadros de letargia, sonolência;

– Tônico muscular: pode ser utilizado antes e depois de atividades físicas. Ajuda em dores musculares, torcicolo, dor localizada, câimbra.

– Útil em congestão nasal e pulmonar: atividade expectorante;

– Abre as vias respiratórias e viabiliza a oxigenação celular.

– Colabora com estados de hipotensão: ajuda a elevar a pressão sanguínea.

 – Útil em seborreia e caspa: alivia coceiras, descamação do couro cabeludo, combate produção excessiva de oleosidade.

ATUAÇÃO NO CAMPO EMOCIONAL:

 – Nutre o corpo em todos os níveis através da respiração, trazendo clareza mental, discernimento e bem-estar, estimulando o fluxo energético.

– O alecrim é utilizado para limpezas energéticas e proteção. Ajuda a desbloquear emoções carregadas e a acolher falhas pessoais.

Capim-Limão:

– Hepatoprotetor 

– Anti-inflamatório 

– Analgésico 

– Antisséptico: útil para assepsia e em casos de laringite, dor de garganta, febre e doenças infecciosas em geral 

– Antipirético 

– Antimicrobiano e fungicida 

– Antioxidante 

– Antisséptico

– Carminativo 

– Digestivo 

– Hipotensor 

– Vasodilatador 

– Desodorizante 

– Febrífugo 

– Galactagogo 

– Inseticida 

– Ativador da circulação sanguínea, ajudando a eliminar ácido úrico 

– Útil para peles oleosas, acne, suor excessivo e seborreia 

– Tonifica peles flácidas, especialmente recomendado para pessoas que perderam peso em curto espaço de tempo

ATUAÇÃO NO CAMPO EMOCIONAL:

– Acalma o sistema nervoso central 

– Alivia a fadiga mental, cansaço e estresse acumulados 

– Ajuda a combater a sensação de cansaço e confusão mental de quem faz viagens longas com bruscas mudanças do fuso horário (jet-lag). 

– Aumenta a concentração 

– Promove uma limpeza nos corpos mentais e espirituais 

– Auxilia a desprender de atitudes mentais rígidas e pessimistas

Citronela:

– Como repelente tópico, misturar uma parte de óleo essencial de citronela com duas partes de óleo de amêndoa, uva ou camomila. Para bebês, a mistura pode ser mais diluída, feita com uma parte de óleo essencial para três de óleo-base;

– Como repelente dentro de casa, em ambientes com até 16 m2, pingar três gotas do óleo essencial de citronela na água de um difusor;

– Coleiras com citronela também têm se mostrado muito úteis para afastar pulgas, carrapatos e mosquitos de cachorros;

– Antisséptico para lavar pias de cozinha e tábuas de carne;

– Algumas gotas na água de legumes e frutas por alguns minutos para matar vermes e bactérias. Um efeito tão bom quanto o cloro e menos prejudicial à saúde;

– Matéria-prima para velas e incensos repelentes;

– Desinfetante e bactericida muito útil na armazenagem de alimentos;

-Muito bom para ser empregado em inflamações articulares e reumatismo. Até contra LER (Lesão por Esforço Repetitivo) já mostrou algum resultado.

ATUAÇÃO NO CAMPO EMOCIONAL:

– Na Aromaterapia é empregado em casos de nervosismo, ansiedade e agitação pelo efeito calmante.