Sabemos que desodorantes e antitranspirantes convencionais podem ser prejudiciais à saúde, devido aos seus compostos químicos, sobretudo o alumínio. Mas esses produtos não são mais a única opção para nos mantermos cheirosos!
Temos uma excelente dica para você, mas, primeiro, vamos falar de um assunto sério: qual é o real problema no uso do alumínio?
É um metal pesado, que pode ser absorvido pela pele e possui efeito cumulativo no corpo. No meio ambiente, ele gera uma contaminação lenta e gradual.
Os sais de alumínio, que compõem os desodorantes e antitranspirantes convencionais, provocam uma coagulação de proteínas nas axilas, inibindo as glândulas sudoríparas, nos impedindo de suar. O que parece ótimo, mas é, também, um risco à saúde!
Impedir funções normais do corpo, como a de suar, pode afetar o metabolismo e gerar processos inflamatórios, levando a infecções na região.
E mais! Nesses produtos não é só o alumínio que preocupa.
O triclosan, ativo antibacteriano sintético, utilizado para amenizar o cheiro ruim da transpiração, também traz malefícios.
Em 2017, o ativo foi banido pelo Food and Drugs Administration (FDA), nos Estados Unidos, em produtos de higiene pessoal de venda livre. O motivo é que a exposição prolongada ao ingrediente pode gerar alterações hormonais e resistência bacteriana, pois, segundo a organização, desregula o sistema de defesa do corpo e tende a favorecer o surgimento de micro-organismos cada vez mais fortes.
Além disso, você já parou para pensar em quantas embalagens de desodorantes acaba descartando por ano?
Pense que as de plástico, no caso dos roll-on, vão levar, cada uma, cerca de 450 anos para se decompor. O que, na expectativa de vida dos brasileiros, seriam seis gerações. Agora, se o antitranspirante que você usa é em embalagem de alumínio pressurizado, como no caso dos aerossóis, saiba que cada um deles levará cerca de 4 mil anos para se decompor na natureza!
O que significa que, se não mudarmos os nossos hábitos, depois de nós, restarão milhares de embalagens de desodorantes.
Horrível, né? Mas não se descabele! Lembra da nossa dica? Tem como evitar a pizza malcheirosa debaixo do braço, sem usar metais pesados e sem produzir essa quantidade de lixo!
Quer saber como?
Os desodorantes sólidos, 100% naturais e veganos, produzidos pela No Plastic Market e disponibilizados na feira online do Sítio, são livres de alumínio, triclosan e petrolatos, controlando o mal cheiro da transpiração por meio do bicarbonato de sódio e de óleos essenciais de palmarosa, lavanda e melaleuca, agentes poderosíssimos na ação antibacteriana.
Indicado para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis, o desodorante também é composto por óleo de coco, manteiga de karitê, com agentes ativos que atuam na regeneração das células epidérmicas e auxiliam em uma hidratação profunda, além de argila, para purificação e limpeza.
Mas e a embalagem?
Como o objetivo da No Plastic Market não é apenas cuidar da sua saúde, mas também pensar preservação do meio ambiente, cada cosmético é embalado em um filme celulósico biodegradável, compostável e de fonte renovável, armazenado em embalagens de papel reciclado, sem resíduo plástico.
Nossa, mas com todas essas vantagens o produto deve ser caríssimo!
Aqui no Sítio, não é porque é bom que tem que ser caro! Os desodorantes da No Plastic Market duram mais de um mês e custam menos do que um antitranspirante comum.
Viu só como dá para cuidar da nossa pele e dos processos naturais do nosso corpo de maneira saudável e ainda respeitando o meio ambiente? Adicione os desodorantes No Plastic Market no seu pedido e aproveite para pedir os outros cosméticos sólidos também!