Não é novidade para ninguém que, durante a pandemia, as doenças mentais tiveram um aumento. Em 2020, cerca de 80% da população tornou-se mais ansiosa, segundo pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Depressão e ansiedade são assuntos sérios que devem ser observados de perto por profissionais da saúde!
Mas você sabia que saúde mental tem tudo a ver com a alimentação e saúde intestinal? É isso mesmo! O ômega 3, por exemplo, é essencial para o bom funcionamento do cérebro, melhora a atenção, a memória e a concentração, além de ser conhecido por evitar doenças como a depressão.
Em nosso site, você encontra alimentos ricos em ômega 3, como peixes e frutos do mar, nozes e chia!
Minha digestão vive desregulada. E agora?
Se você sentiu que na pandemia seus problemas de digestão se agravaram, nossa nutricionista parceira Mariana Escanho trouxe dicas para quem passa por esse problema. Em nosso blog, você também pode conferir a matéria completa sobre nutrição e doenças mentais.
“O aumento de ansiedade de alguma forma pode ser transferido para a alimentação através de comer emocional disfuncional, ou seja, eu uso o alimento para aliviar algumas sensações que estou sentindo. O próprio fato de as pessoas estarem em casa, mais sedentárias, além do boom das mídias digitais, ainda aumentaram a preocupação com a alimentação, mas de uma forma negativa”, afirma a nutricionista Mariana Escanho.
Cuidar do corpo e da mente é prioridade
É comum o desenvolvimento de doenças intestinais e estomacais por pessoas que estão sofrendo com o estresse ou com ansiedade, de forma que acabam absorvendo menos nutrientes, o que também pode agravar os sintomas das doenças mentais. Então, confira algumas dicas que podem ajudar na saúde mental e intestinal:
1 – Buscar uma alimentação rica em frutas e verduras para uma melhor digestão.
2 – Reforçar o ômega 3, que também está ligado à saúde mental, a partir do consumo de peixes, oleaginosas e sementes.
3 – Investir em alimentos com Vitamina B12 como aveia, carnes, ovos e frutos do mar.
E, para buscar uma reconexão com o alimento sem culpa, talvez a saída seja começar aos poucos e sem muita cobrança.
Acesse nosso blog para ler mais sobre a relação entre as doenças mentais e a nutrição! E faça sua feira online para começar a semana bem, com muita saúde e equilíbrio.