Ecoturismo: oportunidades no Rio de Janeiro

Interior do Rio de Janeiro oferece escapadas para conectar-se com a natureza e relaxar. Para alguns, o feriado é uma oportunidade de se aventurar por novos destinos e eventos e, para outros, é tempo de descanso.

E se fosse possível aliar as duas coisas, em uma escapada para a roça? O turismo rural e o ecoturismo são boas opções de atividades no interior do Rio de Janeiro, para se desligar da rotina e conhecer um pouco mais do meio rural, com lindas paisagens, rios, cachoeiras, espaços aconchegantes e culinária típica do campo.

O que é o ecoturismo?

Ecoturismo é um segmento do turismo que se aproveita de contextos naturais e culturais para promover além da atividade turística sustentável o respeito com o meio ambiente. Praticado em reservas, trilhas, praias e fazendas, o ecoturismo é uma resposta à forma predatória de turismo urbano que depreda espaços.

Alternativa sustentável do turismo, o ecoturismo toma diversas formas, e no Rio de Janeiro não é diferente. Com trilhas, reservas e praias, há ainda uma outra forma de ecoturismo: as fazendas. Produtores de alimentos de pequeno porte capazes de conciliar instrução ecológica e produção alimentícia são novas alternativas de turismo verde.

O Ecoturismo no Brasil

Mas o passeio pode – e deve – ser feito com consciência, buscando diminuir o impacto ambiental. Felizmente, o turismo no Brasil está à frente de países de primeiro mundo quando o assunto é preocupação com sustentabilidade.

É isso que demonstra um levantamento da plataforma de viagens Booking.com, realizado em 2019, que apontou que países como Japão, França, Canadá, Estados Unidos, Itália e Espanha ficam para trás quando o tópico é a transformação dos hábitos de viagem. 

Os dados afirmam que 75% dos turistas brasileiros se preocupam com a sustentabilidade na hora de fazer uma viagem, contra 55% na média mundial. Além disso, foram apontados como os que mais se preocupam com as questões sociais de um destino: 62% se importam com este fator.

Cerca de 86% dos entrevistados responderam que a chance de reservar uma acomodação aumentaria caso soubesse que seguia práticas sustentáveis e 72% acreditam que as pessoas precisam mudar seus hábitos e fazer escolhas mais sustentáveis de viagem se quiserem preservar o planeta.

Exemplos de ecoturismo no RJ

Fazenda Santo Antônio dos Cordeiros, que pratica o ecoturismo
A Fazenda dos Cordeiros trabalha com a agricultura familiar e turismo EcoRural, que cria possibilidades de integração social e valorização da cultura rural | Crédito: Fazenda dos Cordeiros

Na Fazenda Santo Antônio dos Cordeiros, propriedade de Ayrton Violento, de 64 anos, a sustentabilidade é regra para o turismo e também para as outras atividades desenvolvidas no local. A fazenda, localizada em Silva Jardim, no estado do Rio de Janeiro, faz parte do Grupo Reserva Botânica e Amigos, que é liderado por Cecília Freitas, produtora parceira do Sítio.

Com mais de 500 hectares de áreas preservadas e protegidas, a propriedade rural integra atividades de lazer EcoRural, de educação e de conservação. Para que mais pessoas possam vivenciar a vida em uma fazenda produtiva, Ayrton abriu as portas para o turismo. 

“É uma fazenda de verdade, então a gente recebe hóspedes em alguns fins de semana para mostrar como é o dia a dia rural. É onde eu moro, a nossa casa, por isso recebemos as pessoas como família. Antes da visita, explicamos o tipo de turismo que é feito lá. Quando a pessoa pergunta muito sobre o quarto, sobre televisão etc., brincamos que é melhor buscar outro lugar. A nossa proposta não é esse tipo de turismo. Nós queremos oferecer para as pessoas a experiência de viver como nós vivemos”, explica Ayrton.

Na Fazenda dos Cordeiros, o turismo é só uma das atividades do “tripé sustentável”, que inclui também a geração de mudas da mata atlântica e a plantação de alimentos orgânicos com base na agrofloresta. Não é pouca variedade.

Tem café, inhame, pupunha, banana, aipim, taioba, laranja, pitanga, grumixama, cambucá, cambuci, cupuaçu, cacau, entre várias outras. A propriedade conta com energia solar, biodigestor (que acelera a decomposição do material orgânico) e faz a compostagem dos resíduos, utilizados como adubação verde. 

Ecoturismo promovido pro Ayrton, com as plantações à vista
Ayrton acredita que preservar matas, nascentes e paisagens rurais é a melhor forma de viver em conexão com a natureza | Crédito: Fazenda dos Cordeiros

Na visita, quem experimentar o café ou o chocolate do local se surpreende com o sabor, mas também com a produção. É tudo plantado internamente e sem impacto ambiental. Um dos eventos que atrai o público é o Café com Orquídeas, em que os visitantes podem conferir todo o ciclo do grão de café até chegarem ao consumo do produto final.

O orquidário é uma das paixões de Ayrton, que lembra a felicidade de compartilhar momentos com pessoas que estão vivenciando a natureza desta forma pela primeira vez. 

É sempre muito interessante ver a interação das pessoas com os ambientes. Eu abro o galinheiro para colherem os ovos e tem crianças que têm medo. Às vezes até a mãe tem medo! A brincadeira é pegar o ovo quando a galinha está no ninho e, quando a criança descobre o ovo, é uma alegria só. É legal ver gente tendo a experiência de conhecer como funciona o ciclo da natureza e aprendendo a serem participativas nesse ambiente

Consciência ecológica durante a viagem

Para fazer uma viagem, se preparar é essencial: desde o cálculo de orçamento até etapas como a manutenção preventiva do veículo, para os que viajam de carro. Mas você já parou para pensar sobre o impacto ambiental da sua viagem?

Por exemplo, quando você se hospeda em um hotel, o local aumentará o consumo de água, de energia e a produção de lixo. E como lidar com esse impacto negativo que a viagem traz ao meio ambiente?

Turismo sustentável

Para suprir essa necessidade, algumas pessoas se dizem adeptas ao turismo sustentável, que busca diminuir o impacto das viagens. Esse movimento baseia-se nas práticas de preservação do meio ambiente e também no desenvolvimento social, econômico e cultural dos locais escolhidos.

Meio de transporte

Alguns pontos de atenção durante o ecoturismo é sempre viajar por terra, uma opção que se tornou ainda mais procurada durante a pandemia. Em relação à poluição, os carros causam menor impacto na emissão de gases do que aviões. Não é possível viajar para qualquer destino em um automóvel, mas essa opção é mais sustentável para viagens curtas.

Compras durante o ecoturismo

Na hora de fazer comprinhas de viagem, menos é mais. Pense bem antes de adquirir uma lembrancinha e escolha itens que realmente façam sentido e sejam importantes para o seu dia a dia, ou para quem irá receber o presente.

Reflita também sobre as lojas em que você consome: será que as roupas estão sendo produzidas conscientemente? É sempre uma boa ideia buscar o comércio e produtores locais, estimulando a economia e o consumo responsável.

Preservação no ecoturismo

E, para finalizar, se você deseja fazer uma imersão na natureza, lembre-se que a preservação é a prioridade. Fuja de iniciativas que se utilizem de animais locais para entretenimento. Afinal, o turista é um visitante na casa deles e deve respeitá-los.

O que levar durante o ecoturismo

Durante a prática do ecoturismo, há alguns pontos necessários para ficar atento. Entre eles, o que precisa ser levado nos passeios. Com maior contato com a natureza e nem todas as facilidades ou confortos da vida em cidade, o ecoturismo pede alguns cuidados prévios para que se aproveite o melhor sobre ele.

Garrafa d’água

Para começar essa jornada, o primeiro passo é carregar a própria garrafa de água. Em meio às caminhadas, trilhas e passeios, turistas tendem a comprar várias garrafinhas plásticas – e descartá-las no caminho.

Ecobag

Outro item muito importante é a famosa ecobag, que ocupa pouco espaço na mochila e pode ser bem versátil. Ela pode ser usada como uma bolsa, ou para carregar compras, evitando as muitas sacolas plásticas a cada visita ao mercado ou lojas. 

Adoção de ecobag para o ecoturismo
Adotar a ecobag pode ser uma forma de diminuir o uso de plástico | Foto: Freepik

Beleza sustentável

E, para quem quer dar um passo a mais, que tal adotar o uso dos cosméticos sólidos? Uma das formas de reduzir a quantidade de plástico é usar shampoo, condicionador e outros produtos em barra. Em nosso mercado de orgânicos, você encontra esses e muitos outros cosméticos da parceira No Plastic Market.