Já pensou na possibilidade de uma dieta não fazer bem? As informações sobre nutrição estão cada vez mais disponíveis nas redes sociais e em todo canto da web, mas o problema é que nenhuma regra ou dieta irá surtir o mesmo efeito e fazer bem a todos! Cada corpo é um e a ideia de “certo” e “errado” na alimentação não garante uma vida saudável, podendo gerar conflitos alimentares.
Na matéria em nosso blog, a nutricionista Mariana Escanho, parceira do Sítio, explicou um pouco sobre Nutrição Comportamental, linha de trabalho em que atua. Basicamente, esse tipo de nutrição busca uma reconexão do organismo com a comida, proporcionando que as faltas e excessos sejam entendidos e que os hábitos alimentares, aos poucos, mudem.
Se entendemos a comida como cultural, afetiva e social, ou seja, como muito mais do que só um alimento, temos que considerar vários aspectos, inclusive a saúde mental. Comer um brigadeiro pode ser saudável, se isso é feito de forma equilibrada. Afinal, não é tradição da festa de aniversário brasileira esses docinhos com granulados?
Ao entendermos que não há problema em nos alimentar com prazer e de forma equilibrada, podemos deixar de lado as sensações ruins que associamos à comida: culpa, raiva ou castigo. A nutricionista ainda explica:
“Os conflitos alimentares são ainda mais comuns em mulheres, vítimas há décadas da pressão estética. Essa pressão alimenta muito a mentalidade da dieta de ver um alimento só como maléfico ou benéfico. Descobrir uma alimentação saudável é muito gostoso, mas é bom quando esse movimento é feito pelo bem-estar de todas as áreas”, afirma Mariana Escanho.
Bateu a curiosidade para saber mais sobre a Nutrição Comportamental? Alimentação é sempre melhor quando é com afeto e equilíbrio! Acesse o nosso blog (link no final) e leia o texto completo.
Não perca também os destaques e novidades quentinhas que preparamos para você. Nesta CESTA DE TERÇA (13.07) tem produtos de limpeza ecológicos-veganos-nãotóxicos, confira mais abaixo!