Como saber se um alimento é realmente orgânico? Essa é a dúvida de muitos consumidores. Mas… tem sim uma forma muito confiável!
Para um alimento ser considerado orgânico, ele precisa seguir padrões rígidos de controle de qualidade e é constantemente auditado pelos órgãos competentes. O post novo em nosso blog explica o processo de certificação, que comprova que os métodos de produção são, realmente, condizentes com a prática orgânica. Essa certificação é identificável pelo selo que os produtos recebem na embalagem: “Produto orgânico Brasil”.
Mas, muita atenção! No Brasil, somente os produtos podem ser orgânicos, ok? Não acredite em estabelecimentos comerciais e sites que dizem ter um certificado de orgânico! Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), que regula as certificações, “no processo de certificação, é feita toda a rastreabilidade do produto, incluindo os fornecedores de matéria prima orgânica, verificando se possuem certificado de conformidade orgânica válido. Isso engloba os produtos da unidade de processamento. Compra e venda não são certificáveis, exclusivamente”.
Então, nunca caia nessa fake news! No nosso site você sabe com toda a transparência de onde vem cada produto e se ele já recebeu o certificado.
Não tenha dúvidas: produtos que têm o selo de orgânico realmente seguem práticas de plantio que não utilizam agrotóxicos e ainda protegem o meio ambiente.
Esses agricultores e agricultoras merecem nosso respeito e apoio! E esse é um dos propósitos do Meu amigo tem um sítio, desde sempre. Nossa relação com os produtores é baseada em respeito e parceria, praticando sempre um comércio justo.
É por conta dessa relação que temos muito orgulho de mostrar cada um dos agricultores parceiros em nosso site. Somos o único site de orgânicos que identifica a origem (onde é produzido e quem produz) de todos os produtos, sem exceção. Nossa prioridade é garantir transparência para você, consumidor, e para eles, pequenos produtores e agricultores.
“O sentido de parceria se aplica muito bem a essa relação que foi construída ao longo desses quase 4 anos! Vocês [Meu amigo tem um sítio] sempre incentivando a gente a aumentar nossos produtos certificados, acreditando nos nossos projetos e sempre animados com novidades. Da nossa parte, tivemos a preocupação de levar produtos de qualidade com preço acessível para que os orgânicos pudessem ser consumidos por cada vez mais pessoas”, afirma Pedro Delmonte, do Sítio Kouit, um parceiro do Sítio desde 2017.
Além disso, em nosso site, os alimentos são sinalizados como “orgânicos”, “agroecológicos” ou “não orgânicos”. Os produtos agroecológicos que chegam em nossa feira online são produzidos por pessoas que confiamos e garantimos que, neles, não há veneno! Um produto agroecológico segue as mesmas diretrizes do orgânico, mas são produtos que ainda não concluíram o processo de certificação.
Confira a matéria em nosso blog para saber mais sobre esse universo e aprender como diferenciar um produto orgânico de um convencional!