Muita gente fala e outras tantas já ouviram por aí: é preciso controlar o colesterol! Mas você sabe como funciona? Para entender e saber quais os alimentos te ajudam nessa missão, é preciso também se informar sobre o que é o colesterol e como ele nos afeta.
O colesterol é uma partícula de gordura que funciona como tijolo para a construção de diversas estruturas no corpo: membranas celulares, hormônios, bile e digestão são algumas das principais formas que assume.
Como o corpo humano não o produz na quantidade necessária, é preciso conseguir isso através dos alimentos.
Na natureza há duas formas principais que o colesterol assume: colesterol de alta densidade (HDL) ou de baixa densidade (LDL). A principal diferença entre eles é o tamanho: o HDL é relativamente maior, circula livremente pelos vasos sanguíneos e é rapidamente absorvido, enquanto o LDL, por ser menor, acumula nos vasos causando entupimentos e elevando a pressão.
Quando nos referimos ao colesterol bom é do HDL que estamos falando, e quando falamos no ruim, é a vez do LDL. Acontece que a ingestão de HDL ajuda a diminuir a concentração de LDL no corpo – o primeiro atua como um limpador das artérias, impedindo que o LDL se acumule.
Alguns alimentos são ricos em HDL e, por isso, são os queridinhos das indicações médicas para diminuir o colesterol, regulando a pressão e garantindo mais energia. Bateu curiosidade? Selecionamos uma lista dos alimentos que você acha na nossa feira de orgânicos!
Laranja e Limão
A dupla de frutas ácidas é rica em vitamina C, que se agrega à gordura do corpo para ser absorvida. A propriedade das frutas, além de melhorar o sistema imune, é proporcionar a redução do LDL no corpo e, consequentemente, um aumento do HDL.
Berinjela
Rica em fibras, ajuda a eliminar uma boa porção do LDL pelo trato intestinal – ao facilitar a digestão, permite que o colesterol ruim saia com as fezes e deixe de ser um problema.
Feijão
O queridinho do prato do brasileiro também está aí para ajudar. Além das fibras que, como vimos, ajudam na digestão, o feijão também possui proteínas antioxidantes que funcionam como filtros no corpo, reduzindo a pressão e a presença de metais pesados.
Oleaginosas
Nozes, castanhas, amendoins, toda a família das oleaginosas é rica em HDL – o colesterol bom entra no sangue e remove o colesterol ruim, garantindo que as veias e artérias fiquem limpas e funcionando normalmente.
Morangos
O tom vermelho não é só bonito: é sinal de antioxidantes, substância essencial que impede o LDL de oxidar e, consequentemente, se tornar mais nocivo. Além disso, possuem fibras, vitaminas e minerais que auxiliam na eliminação do LDL e elevação do HDL.
Coisa à beça, não é? Essa pequena lista já dá uma noção de como melhorar a sua saúde pode ser fácil e gostoso. Quer experimentar? Faça isso com produtos orgânicos! Acesse nossa feira online e faça o seu pedido.