Sabe aquele queridinho do prato da maioria dos brasileiros? Aquele que é o ingrediente principal das nossas refeições? Que é conhecido pelos seus muitos benefícios à saúde? O feijão? Então, dependendo de qual você consumir, pode estar, na verdade, envenenado.
Vem que a gente te mostra direitinho o problema, mas também a solução, claro 😉
Quero feijão sem veneno para minha família
Além de eu pagar caro estou comendo com altas doses de veneno?
Isso mesmo. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) revelou resíduos de agrotóxicos proibidos ou acima do limite no feijão. Em 2019, por exemplo, foram encontrados vestígios desses agrotóxicos em 89% das amostras de feijão de corda e 32% de feijão comum. Em 2020, os números subiram ainda mais: 77% e 37%, respectivamente.
Mas faltam dados!
Mesmo os resultados tendo sido divulgados em 2020, de acordo com a apuração da Agência Pública e Repórter Brasil, a Anvisa não libera novos testes nos alimentos há anos. Os resultados fornecidos em 2020 são os das amostras coletadas até 2018. Isso tudo, enquanto novos agrotóxicos são aprovados descontroladamente no Brasil.
Achou que esse era o único problema? Errou!
Nessas avaliações, os riscos analisados são somente os agudos. Ou seja, os de curto prazo. Segundo o médico e professor Guilherme Cavalcanti, que também coordenou o Observatório do Uso de Agrotóxicos e Consequências para a Saúde Humana e Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o efeito crônico a longo prazo dos agrotóxicos é gravíssimo para a saúde, podendo causar câncer, alterações neurológicas, pulmonares, entre outras.
Achou que já estava muito ruim? Calma que pode ficar pior!
Segundo as pesquisas, foram encontrados resíduos de diversos químicos no alimento, mas o que aparecia em maior quantidade nos dois tipos de feijão era o cancerígeno “Glifosato”. Esse agrotóxico é extremamente danoso ao organismo e também está relacionado a doenças como depressão, Alzheimer e Parkinson.
Então, qual consumir?
Hoje em dia não dá para confiar nem nos órgãos que deveriam estar protegendo a nossa saúde. Por isso cabe a você se informar e saber o que está colocando no prato.
O primeiro passo? Desvincule sua alimentação dos produtos do agronegócio e consuma de produtores certificados.
Apoie o pequeno produtor e aqueles que zelam pela sua saúde e pelo meio ambiente. Aqui no Sítio, o feijão é 100% orgânico e esse, sim, vai do caroço ao caldinho sem qualquer veneno.
Eles são cultivados sem o uso de agrotóxicos, ou seja, não agridem o meio ambiente, os trabalhadores rurais ou a sua saúde. E senta, que tem várias opções: feijão preto, feijão de corda e feijão carioquinha. Escolha o seu!
Então, corra no nosso site, faça a feira online e garanta um feijão saudável para toda a família. Sua saúde agradece!