Como você lava frutas e verduras? Será que é do jeito certo? Quando chegam na sua casa, com certeza você tem uma rotina de higiene delas. Mas às vezes pinta aquela dúvida, se estamos deixando realmente limpinhas, não é?
E isso faz, sim, diferença, porque os alimentos, durante a produção, são expostos a micro-organismos que podem fazer mal à saúde! Para deixá-los bem longe de possíveis vírus, bactérias, fungos ou parasitas, são necessários alguns cuidados simples. Vem com a gente nessas dicas!
Só água corrente resolve?
Para aqueles que lavam somente com água corrente, atenção! A água ajuda na retirada dos resíduos, como terra, adubo, larvas e parasitas, mas só isso não é suficiente.
Devo usar bucha e sabão?
Sim! Usar bucha ajuda a retirar as impurezas durante a lavagem, mas o certo é que haja uma bucha somente para essa função, evitando a chamada contaminação cruzada, que transfere micróbios de um lugar para o outro. E o sabão ou detergente neutro também ajudam nessa primeira etapa da lavagem, mas não são ainda o suficiente!
E qual é o grande segredo?
Estamos falando dela, a tão conhecida água sanitária! Você pode usar hipoclorito de sódio (água sanitária) diluído em água. É o mais barato para limpeza. A solução pode ser feita com duas colheres de sopa (em torno de 20 ml) de hipoclorito de sódio para cada litro de água.
Basta deixar os alimentos de molho, durante 15 minutos, em um recipiente com água e hipoclorito de sódio. Mais uma dica amiga: tudo deve ficar submerso!
Então, vamos rever o passo a passo?
Bora lá! A limpeza consiste em três etapas: lavagem, sanitização e enxágue. A lavagem deve ser feita com água corrente, sabão ou detergente e uma bucha exclusiva para os alimentos. Já para sanitizar, utilize sempre água sanitária pura, própria para esse fim (vem escrito na embalagem), sem outro tipo de alvejante. Depois, enxague bem em água corrente e está pronto para consumo!
Ah, você também pode usar vinagre ou bicarbonato de sódio! O vinagre acaba ficando mais caro, porque é um produto que não deve ser muito diluído. É recomendável que se dilua cerca de 40% a 50% de um recipiente para cada litro de água. Já o bicarbonato de sódio deve ser passado no alimento, para só depois enxaguar.
E, se der aquela preguiça, ou estiver em uma semana mais corrida, você ainda pode adicionar no pedido nossos produtos higienizados orgânicos! O importante mesmo é se alimentar bem, com muitos alimentos frescos e sem veneno.