Quem nunca deixou de incluir um alimento na sacola por sua aparência que atire a primeira pedra!
É normal que na hora de escolher os alimentos a gente prefira aquele grande, bonito e lustroso. Mas já pensou no destino daqueles que fogem desse padrão de beleza?
Olha que coisa mais linda e cheia de nutrientes! Será?
Pode parecer que não, mas, quem entende de nutrição, como a nossa parceira Mariana Escanho, afirma que a estética e o fator nutricional não têm uma relação direta.
Alguém se surpreendeu por aí? Pois é, os alimentos orgânicos, muitas vezes, saem da terra em seus mais variados formatos, tamanhos e cores. E isso é um processo natural!
Mariana afirma que não necessariamente um alimento menos bonito é também menos nutritivo. O texto completo está em nosso blog e você precisa conferir para entrar nesse movimento com a gente.
Desperdício e fome no país das contradições 😭
De acordo com a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), o valor que os supermercados brasileiros perdem anualmente com alimentos aptos ao consumo, mas que foram jogados fora por danos, aparência ou validade, chega a R$ 7,1 bilhões.
E, infelizmente, isso ocorre no mesmo país em que 19 milhões de pessoas passam fome!
Ser diferente é normal!
Na matéria em nosso blog, os produtores Daniel Perico, da Organopão, e Cecília Freitas, da Reserva Botânica, explicam a importância de evitarmos o desperdício e contam como na produção de orgânicos é normal que os alimentos tenham aspectos diversos.
Além disso, quando o alimento é muito fora do comum e eles não podem vendê-lo, costumam fazer doações (sempre que estiver próprio para o consumo) ou alimentar seus animais.
O desperdício no sistema orgânico é quase inexistente, porque o ciclo é completo!
A plantação cresce, vira alimento para pessoas ou animais. Quando os animais a digerem, esses nutrientes voltam ao solo. O agronegócio não deixa esses alimentos chegarem às prateleiras, e nem os reaproveita, fazendo com que muita comida boa vá parar na lata do lixo!
E aí, te convencemos a mudar o olhar e deixar de lado o preconceito com alimentos que não são considerados tão bonitos? Se você nunca ligou pra isso, bate aqui e compartilhe esse texto com aquele amigo que ainda não faz isso. 🤜🏻🤛🏾