Sabia que tem formas de deixar a sua alimentação AINDA MAIS SAUDÁVEL?! Além dos produtos do Sítio, orgânicos ou agroecológicos, que chegam na sua casa fresquinhos e produzidos sem veneno, tem como as suas refeições ficarem ainda mais gostosas e saudáveis!
E vamos cozinhar na pedra agora?!
Calma, não são todas! As panelas de ferro fundido, aço inoxidável e cerâmica continuam seguras para o preparo dos seus alimentos, deixando seu prato favorito sem nenhum veneno. O problema está nas panelas com a tecnologia teflon.
A produção dessas panelas envolve um grupo de componentes químicos identificados como PFAS (perfluoroalquil e polifluoroalquil). Esses químicos possuem extraordinária persistência no meio ambiente, na água potável e em nossos corpos, ficando conhecidos como “produtos químicos eternos”.
Como assim?
A panela solta o conteúdo tóxico PFAS na superfície, que fixa nos alimentos e vai parar dentro do seu corpo.
Diversos estudos, incluindo o maior estudo epidemiológico da história da humanidade, envolvendo 69 mil pacientes, relacionaram a existência do grupo de substâncias PFAS da panela teflon a problemas de saúde, como câncer renal, câncer de testículo, doenças da tireoide, pré-eclâmpsia, colesterol alto e colite ulcerativa.
Saiba mais sobre esse estudo e a disputa judicial que dura até hoje, na #DicadoSítio imperdível desta semana, em nosso perfil no Instagram!
Mas essas substâncias estão só nas panelas?
Não. Elas também compõem roupas impermeáveis, ceras para piso e embalagens descartáveis à prova de gordura.
Então, que tal evitar esses produtos e diminuir a produção de lixo para o nosso planeta?
Mas como tornar o que é bom ainda melhor?
Simples: escolhendo melhor onde irá cozinhar as refeições da sua família. Estamos falando daquela simples panela, ou frigideira, que não gruda nada, mas pode fazer um grande estrago na nossa saúde, pois o desenvolvimento de algumas tecnologias trouxe também panelas altamente tóxicas.