Skip to content
Meu amigo tem um sítio
  • Bem-vindo(a) ao Sítio
    • Entrar
  • Sobre o Sítio
    • Quem Somos
    • Nossos compromissos
    • Produtores
    • Blog
    • Feira online
  • Quer ajuda?
    • Contato
      • 21 2042-4077
      • atendimento@meuamigotemumsitio.com.br
      • Chat
      • Meu amigo tem um sítio
      • Meu amigo tem um sítio
    • Dúvidas
      • Como funciona
      • Dúvidas Frequentes
      • Acordos de compra
  • Entrar
  • Produtos
    • Frutas Orgânicas
    • Raízes Orgânicas
    • Legumes Orgânicos
    • Verduras Orgânicas
    • Ervas e Temperos Orgânicos
    • Cogumelos Orgânicos
    • Pães e Massas Orgânicos
    • Biscoitos e Cereais Matinais Orgânicos
    • Laticínios e Ovos Orgânicos
    • Bebidas Orgânicas
    • Carnes Orgânicas
    • Despensa Orgânica
    • Empório - Locais, Artesanais e Naturais
  • Veja todas
    • Frutas Orgânicas Frutas Orgânicas
    • Raízes Orgânicas Raízes Orgânicas
    • Legumes Orgânicos Legumes Orgânicos
    • Verduras Orgânicas Verduras Orgânicas
    • Ervas e Temperos Orgânicos Ervas e Temperos Orgânicos
    • Cogumelos Orgânicos Cogumelos Orgânicos
    • Pães e Massas Orgânicos Pães e Massas Orgânicos
    • Biscoitos e Cereais Matinais Orgânicos Biscoitos e Cereais Matinais Orgânicos
    • Laticínios e Ovos Orgânicos Laticínios e Ovos Orgânicos
    • Bebidas Orgânicas Bebidas Orgânicas
    • Carnes Orgânicas Carnes Orgânicas
    • Despensa Orgânica Despensa Orgânica
    • Empório - Locais, Artesanais e Naturais Empório - Locais, Artesanais e Naturais
  • Frutas Orgânicas Frutas Orgânicas
  • Legumes Orgânicos Legumes Orgânicos
  • Verduras Orgânicas Verduras Orgânicas
  • Pães e Massas Orgânicos Pães e Massas Orgânicos

Uma história de amor à terra

Os produtores de orgânicos, em cada canto do mundo, fazem mais do que plantar e colher comida saudável. Hoje, queremos contar um pouco da história da Volkmann Alimentos, um dos nossos parceiros que, na luta por um estilo de vida mais saudável, salvou também um amplo terreno.

A Fazenda Capão Alto das Criúvas pertence à família de Seu João desde 1953. É desde essa época que se dedicam ao cultivo ecológico e em harmonia com a natureza. As técnicas inovadoras, no entanto, não eram vistas com simpatia pelos vizinhos, que depredavam as propriedades da família. Em 1973, a fazenda foi arrendada.

Dez anos depois, foi com olhos marejados que seu João viu o deserto químico que se transformaram as terras de seu pai. Mas ele não desistiu! Ao retomar, implementou técnicas de biodinâmica e conseguiu recuperar e ampliar a faixa de mata natural nos mais de 700 hectares da fazenda.

“Hoje plantamos mais de 300 hectares de arroz, e ainda temos milho, batata doce, e o composto biodinâmico (um fertilizante natural) que se vale de folhas naturais”, diz João Volkmann.

E tem mais! A família segue com seu propósito e ampliou a proposta. Atualmente, há uma hospedagem para aqueles que querem um pouco de sossego na natureza, com refeições de alimentos colhidos na fazenda, passeio pelas plantações de arroz, trilhas nas matas e visitas às cachoeiras do entorno.

Seu João sonha em seguir com as atividades e diversificar a produção da fazenda, que já recebeu estagiários de Agricultura da Inglaterra, Chile e Colômbia, sendo certificado pelo IBD desde 2002 como produtor orgânico avaliado.

Bateu a curiosidade? Você pode se hospedar e conferir toda a história e desenvolvimento da Fazenda Capão Alto das Criúvas na Pousada Ibirakati! Mantida pelo sobrinho de seu João, Jorge Volkmann, a pousada oferece estadia, tours pelas plantações e trilhas da região e oficinas de manejo da terra.

A 110 km de Porto Alegre, perto da Lagoa dos Patos, maior laguna da América Latina, e da Cachoeira de Cerro Grande, que alimenta a cidade e as plantações de arroz, a Pousada é um encontro de tranquilidade do campo e conforto. Ela se encontra na BR 116 (Km 376), a 30 km de Camaquã, 30 km de Tapes, 28 km de Arambaré e 26 km de Cerro Grande do Sul.

No site http://www.ibirakati.com.br/ você pode conferir tudo que vai precisar para essa aventura, e sempre pode contatar os donos diretamente para dúvidas e reservas no número (51) 999.778.910.

EU QUERO!

Categorias

  • Blog
  • Hoje
  • Matéria especial
  • Receita

Tags

agricultura familiar agroecologia agrotóxicos alerta alimentação alimentaçãosaudável associativismo açaí bebidas circuitos curtos comida de verdade comidadeverdade comércio justo conservantes conservação coronavirus desintoxicação desperdício dia das crianças Dietas direito das crianças doenças economia solidária ecoturismo feminismo frutas grãos higiene laticínio caprino movimentos sociais mudanças climaticas orgânicos pandemia proteinas receita reciclagem saladas saude segurança alimentar sistema alimentar sustentabilidade temperos transição agroecológica upcycling ética

Arquivo

  • julho 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • outubro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020

Acompanhe nossas redes

Essa pastinha de ovos é superversátil, fácil de pr Essa pastinha de ovos é superversátil, fácil de preparar e combina com vários momentos do dia. Vai bem no pão do café da manhã, na torrada do lanche da tarde ou naquele sanduíche caprichado quando bate a fome!

E o melhor: você prepara com poucos ingredientes e tem uma opção deliciosa para deixar a rotina mais prática.

Quer fazer por aí? Você encontra os ingredientes na nossa feira orgânica online! 

🛒 É só clicar no link da bio e escolher os seus favoritos. 🌱
A semana está só começando e já tem muita coisa bo A semana está só começando e já tem muita coisa boa esperando você por aqui. 💚

Ao longo da semana, recebemos produtos fresquinhos dos nossos produtores parceiros para deixar a sua feira ainda mais completa.

Que tal aproveitar para se organizar com a gente e garantir tudo o que precisa para os próximos dias? Tem frutas, verduras, legumes e muitos outros itens para deixar sua cesta completa. 🥬🍞🧀

🛒 Acesse o link e monte sua feira orgânica com a gente! 🌱
Esse shot de beterraba, gengibre e limão é fácil d Esse shot de beterraba, gengibre e limão é fácil de preparar e pode entrar na rotina antes do treino.

🫜40 g de beterraba (1 fatia pequena)
🫚 1 pedacinho pequeno de gengibre ou 1 colher de sobremesa de gengibre ralado
🍋‍🟩 ½ limão espremido

Para preparar: bata tudo no liquidificador ou mixer. Depois, coloque em uma forma de gelo, preenchendo cada espaço até a metade, e leve ao congelador.

Na hora de usar, é só pegar ½ pedrinha de gelo por dia e preparar seu shot. ✨

Assim você deixa tudo pronto com antecedência e tem seu pré-treino natural sempre à mão.

Salve para fazer na próxima feira! 🛒💚
Com a chegada da primavera, a natureza começa a re Com a chegada da primavera, a natureza começa a renovar suas cores & aromas… Com isso, a safra também muda por aqui. 🍓🥬🥕

Reunimos frutas, legumes, verduras e temperos que estão entre os destaques da estação para você aproveitar o que a natureza tem de melhor em cada época do ano.

E você: qual desses não pode faltar na sua cozinha?
Seguir no Instagram Seguir no Facebook

Sobre o Sítio

  • Quem Somos
  • Nossos compromissos
  • Produtores
  • Blog
  • Feira online

Dúvidas

  • Como funciona
  • Dúvidas Frequentes
  • Acordos de compra

Fale conosco

21 2042-4077
atendimento@meuamigotemumsitio.com.br

Existimos para transformar

Meu amigo tem um sítio mini mercado ltda
43.472.501/0001-83

Órbita