Skip to content
Meu amigo tem um sítio
  • Bem-vindo(a) ao Sítio
    • Entrar
  • Sobre o Sítio
    • Quem Somos
    • Nossos compromissos
    • Produtores
    • Blog
    • Feira online
  • Quer ajuda?
    • Contato
      • 21 2042-4077
      • atendimento@meuamigotemumsitio.com.br
      • Chat
      • Meu amigo tem um sítio
      • Meu amigo tem um sítio
    • Dúvidas
      • Como funciona
      • Dúvidas Frequentes
      • Acordos de compra
  • Entrar
  • Produtos
    • Frutas Orgânicas
    • Raízes Orgânicas
    • Legumes Orgânicos
    • Verduras Orgânicas
    • Cogumelos Orgânicos
    • Ervas e Temperos Orgânicos
    • Pães e Massas Orgânicos
    • Laticínios e Ovos Orgânicos
    • Molhos e Condimentos Orgânicos
    • Despensa Orgânica
    • Empório - Locais, Artesanais e Naturais
    • Carnes Orgânicas
  • Veja todas
    • Frutas Orgânicas Frutas Orgânicas
    • Raízes Orgânicas Raízes Orgânicas
    • Legumes Orgânicos Legumes Orgânicos
    • Verduras Orgânicas Verduras Orgânicas
    • Cogumelos Orgânicos Cogumelos Orgânicos
    • Ervas e Temperos Orgânicos Ervas e Temperos Orgânicos
    • Pães e Massas Orgânicos Pães e Massas Orgânicos
    • Laticínios e Ovos Orgânicos Laticínios e Ovos Orgânicos
    • Molhos e Condimentos Orgânicos Molhos e Condimentos Orgânicos
    • Despensa Orgânica Despensa Orgânica
    • Empório - Locais, Artesanais e Naturais Empório - Locais, Artesanais e Naturais
    • Carnes Orgânicas Carnes Orgânicas
  • Frutas Orgânicas Frutas Orgânicas
  • Legumes Orgânicos Legumes Orgânicos
  • Verduras Orgânicas Verduras Orgânicas
  • Pães e Massas Orgânicos Pães e Massas Orgânicos

Uma história de amor à terra

Os produtores de orgânicos, em cada canto do mundo, fazem mais do que plantar e colher comida saudável. Hoje, queremos contar um pouco da história da Volkmann Alimentos, um dos nossos parceiros que, na luta por um estilo de vida mais saudável, salvou também um amplo terreno.

A Fazenda Capão Alto das Criúvas pertence à família de Seu João desde 1953. É desde essa época que se dedicam ao cultivo ecológico e em harmonia com a natureza. As técnicas inovadoras, no entanto, não eram vistas com simpatia pelos vizinhos, que depredavam as propriedades da família. Em 1973, a fazenda foi arrendada.

Dez anos depois, foi com olhos marejados que seu João viu o deserto químico que se transformaram as terras de seu pai. Mas ele não desistiu! Ao retomar, implementou técnicas de biodinâmica e conseguiu recuperar e ampliar a faixa de mata natural nos mais de 700 hectares da fazenda.

“Hoje plantamos mais de 300 hectares de arroz, e ainda temos milho, batata doce, e o composto biodinâmico (um fertilizante natural) que se vale de folhas naturais”, diz João Volkmann.

E tem mais! A família segue com seu propósito e ampliou a proposta. Atualmente, há uma hospedagem para aqueles que querem um pouco de sossego na natureza, com refeições de alimentos colhidos na fazenda, passeio pelas plantações de arroz, trilhas nas matas e visitas às cachoeiras do entorno.

Seu João sonha em seguir com as atividades e diversificar a produção da fazenda, que já recebeu estagiários de Agricultura da Inglaterra, Chile e Colômbia, sendo certificado pelo IBD desde 2002 como produtor orgânico avaliado.

Bateu a curiosidade? Você pode se hospedar e conferir toda a história e desenvolvimento da Fazenda Capão Alto das Criúvas na Pousada Ibirakati! Mantida pelo sobrinho de seu João, Jorge Volkmann, a pousada oferece estadia, tours pelas plantações e trilhas da região e oficinas de manejo da terra.

A 110 km de Porto Alegre, perto da Lagoa dos Patos, maior laguna da América Latina, e da Cachoeira de Cerro Grande, que alimenta a cidade e as plantações de arroz, a Pousada é um encontro de tranquilidade do campo e conforto. Ela se encontra na BR 116 (Km 376), a 30 km de Camaquã, 30 km de Tapes, 28 km de Arambaré e 26 km de Cerro Grande do Sul.

No site http://www.ibirakati.com.br/ você pode conferir tudo que vai precisar para essa aventura, e sempre pode contatar os donos diretamente para dúvidas e reservas no número (51) 999.778.910.

EU QUERO!

Categorias

  • Blog
  • Hoje
  • Matéria especial
  • Receita

Tags

agricultura familiar agroecologia agrotóxicos alerta alimentação alimentaçãosaudável associativismo açaí bebidas circuitos curtos comida de verdade comidadeverdade comércio justo conservantes conservação coronavirus desintoxicação desperdício dia das crianças Dietas direito das crianças doenças economia solidária ecoturismo feminismo frutas grãos higiene laticínio caprino movimentos sociais mudanças climaticas orgânicos pandemia proteinas receita reciclagem saladas saude segurança alimentar sistema alimentar sustentabilidade temperos transição agroecológica upcycling ética

Arquivo

  • julho 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • outubro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020

Acompanhe nossas redes

Tem produtores que a gente fica muito feliz quando Tem produtores que a gente fica muito feliz quando consegue trazer de volta e a Korin é uma delas.💚

Já estão disponíveis na feira desta semana algumas das proteínas orgânicas mais procuradas, produzidas com cuidado, rastreabilidade e respeito em toda a cadeia produtiva.

Se você estava esperando esse retorno, 
a hora chegou. 🌱🐔

🛒 Faça sua feira pelo link da bio.
Quando cada fruta, verdura ou legume é colhido no Quando cada fruta, verdura ou legume é colhido no seu tempo certo, ele chega à mesa com mais sabor e qualidade. Além disso, escolher alimentos da estação ajuda a valorizar o trabalho dos produtores e incentiva uma agricultura mais alinhada aos ciclos naturais.

A safra de junho traz ingredientes perfeitos para os dias mais frios: raízes, legumes, folhas e frutas que combinam com receitas cheias de afeto e momentos compartilhados à mesa.

Acesse nossa feira online e confira a disponibilidade do dia 💚🌱
Frutas, legumes, verduras orgânicas e uma rotina m Frutas, legumes, verduras orgânicas e uma rotina mais leve começando pela feira da semana 🌱

➡️Clique no link da bio e peça já sua cesta 💚
Saúde não acontece só em um alimento isolado. Ela Saúde não acontece só em um alimento isolado. Ela vai sendo construída nos pequenos hábitos do dia a dia, no prato, no copo, no movimento e também no descanso.

Qual desses seu corpo está mais precisando hoje? 💛
Seguir no Instagram Seguir no Facebook

Sobre o Sítio

  • Quem Somos
  • Nossos compromissos
  • Produtores
  • Blog
  • Feira online

Dúvidas

  • Como funciona
  • Dúvidas Frequentes
  • Acordos de compra

Fale conosco

21 2042-4077
atendimento@meuamigotemumsitio.com.br

Existimos para transformar

Meu amigo tem um sítio mini mercado ltda
43.472.501/0001-83

Órbita