Consumir orgânicos contribui para melhor qualidade de vida e um mundo sustentável – conheça 5 motivos para consumir alimentos orgânicos!
A agricultura orgânica tem como um dos seus principais pilares o respeito ao meio ambiente e a produção de alimentos de qualidade. Diferentemente da agricultura convencional, que utiliza fertilizantes e pesticidas sintéticos, o plantio orgânico não afeta a flora e a fauna que o cerca. Além disso, o alimento orgânico não causa prejuízos ao nosso corpo, por não conter veneno e substâncias tóxicas à saúde humana.
Você já deve ter se perguntado alguma vez: realmente vale a pena consumir orgânicos? Na sociedade em que vivemos, grandes outdoors e propagandas nas redes sociais nos vendem a ideia de que alimentos prontos, enlatados e industrializados produzidos em larga escala são a representação do progresso.
Mas será que esse “progresso” traz benefícios a longo prazo?
Confira 5 razões pelas quais o consumo de orgânicos pode beneficiar a sua vida, seja a nível individual ou coletivamente.
1. Orgânicos não agridem o meio ambiente!
A agricultura orgânica tem como um dos seus principais pilares o respeito ao meio ambiente e a produção de alimentos de qualidade. Resumidamente, tudo que é denominado orgânico não utiliza agrotóxicos, transgênicos ou fertilizantes químicos no processo de produção.
Diferentemente da agricultura convencional de larga escala, o plantio orgânico não afeta a flora e a fauna que o cerca. Pelo contrário, essa agricultura busca conexão com as formas de vida ali presentes.
2. Consumidores de orgânicos têm mais qualidade de vida e saúde!
Os orgânicos, por não possuírem substâncias químicas, não causam os prejuízos à saúde que os alimentos convencionais podem causar. Os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que ficam no alimento podem gerar intoxicação, reações alérgicas e problemas respiratórios.
Os trabalhadores rurais que fazem a aplicação dos venenos, seja por meio de máquinas, seja por meio de pulverizador costal, são comumente intoxicados por essas substâncias. Por isso, a agricultura orgânica também garante melhor qualidade de vida para os trabalhadores rurais.
3. A agricultura orgânica não contamina rios e mares
Mas não é somente por meio dos alimentos que o consumidor pode entrar em contato com agrotóxicos. Quando o agronegócio utiliza agrotóxicos, grande parte dessas substâncias contaminam os rios e mares! Ao entrar em contato com a água, os agrotóxicos se espalham e chegam diretamente nas torneiras de casa.
Organizado pela Agência Pública e Repórter Brasil em parceria com a organização suíça Public Eye, o mapa sobre a presença de agrotóxicos na água informa que, em 2018, a água de mais de 2.300 municípios possuía agrotóxico. O levantamento feito a partir de dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, revelou que uma em cada quatro cidades brasileiras possuía uma mistura de 27 agrotóxicos encontrados na água.
De acordo com a reportagem, entre os 27 agrotóxicos do coquetel encontrados em 1.396 municípios, “16 são classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas”, informou a Agência Pública.
4. O plantio orgânico fortalece o solo!
A produção de alimentos baseada na monocultura, que os grandes produtores agrícolas utilizam, vai na contramão da proteção dos solos. A principal vantagem dos orgânicos é a promoção da saúde e fertilidade do solo, o que aumenta também a quantidade de água no sistema e proporciona versatilidade e diversificação da produção, de modo que os agricultores e produtores não dependem de um único mercado para sobreviver.
O próprio cultivo de alimentos diferentes em um mesmo solo proporciona maior saúde para o meio ambiente. Além disso, os produtores orgânicos, em geral, cuidam de todo o processo: o alimento é produzido, uma parte é vendida e outra serve de comida para os animais que, ao digerirem, devolvem os nutrientes ao solo como matéria orgânica.
Em grandes propriedades e fazendas de monocultura, que não tem um processo circular, essa logística é complicada e, na maioria das vezes, não é uma preocupação dos produtores. Não só isso garante o ciclo do meio ambiente de crescimento, maturação, decomposição e retorno de nutrientes ao solo, mas também evita o desperdício e a produção de lixo.
5. Garantimos que toda produção é controlada!
Além de todos os benefícios, os alimentos orgânicos são certificados, o que garante credibilidade aos consumidores. Todos os produtos orgânicos são controlados, ou seja, existe uma fiscalização para entender como funciona a produção desses alimentos e garantir que os métodos são realmente condizentes com as determinações.
Cada produto que passar por esse processo de certificação com entidades responsáveis apresentará o selo “Produto Orgânico Brasil”. O selo é concedido por uma empresa credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Fazemos delivery de orgânicos na sua casa de segunda a sábado!
Entregamos em todos os bairros de Niterói e, no Rio de Janeiro, entregamos no Centro, Zona Sul, Tijuca e redondezas, Barra, Recreio e Jacarepaguá, Méier e redondezas, além da Ilha do Governador e boa parte da Zona Norte.Peça agora e receba hoje, amanhã, ou quando quiser! Pedidos até às 14h são entregues no mesmo dia.