Um antigo provérbio inglês já dizia: “An apple a day keeps the doctor away”. Em português: “Uma maçã por dia mantém o médico afastado”. Esse conselho pode ser antigo, mas não deixou de ser verdadeiro. Será?
Uma das frutas mais comuns no cotidiano dos brasileiros ajuda a manter a saúde em dia e nos afasta de doenças. A polpa e a casca são extremamente ricas em vitaminas B e C, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e potássio.
Quer mais? Ela é rica em fibras e tem poderosa substância antioxidante: a quercetina. A quercetina ajuda a reduzir a morte celular causada pela oxidação e inflamação dos neurônios.
Então, sim! A maçã melhora a nossa função cerebral.
E temos uma excelente notícia! A Fazenda São Roque, produtora parceira do Sítio, tem maçãs diversas. Todas deliciosas e, melhor que isso: orgânicas!
Deu água na boca? Garanta as suas!
O coração bate por elas!
As maçãs também são excelentes amigas do coração. Quem consome com regularidade têm menos riscos de problemas cardiovasculares, por conta das fibras solúveis, que reduzem os níveis de colesterol no sangue.
Uma pesquisa da Medical University of Warsaw, em Varsóvia, comprovou que os flavonoides, presentes na maçã, podem afastar doenças cardíacas, pois ajudam a diminuir a pressão arterial, reduzindo a oxidação do colesterol e atuando como antioxidante.
Vou de maçã e saúde para o coração
Mas não vale escolher a maçã envenenada!
Se você for procurar os benefícios da maçã, vai ver que o currículo é extenso: diminuição do risco de diabetes, prevenção do câncer, combate à asma, fortalecimento do sistema imunológico e aumento da saúde óssea.
Mas nada disso vale arriscar se envenenar com os agrotóxicos! Quando produzida de forma convencional, com uso de pesticidas e químicos, infelizmente, a maçã sofre contaminação.
Você já deve ter escutado que é recomendado retirar a casca de alimentos não orgânicos (convencionais), para não ingerir agrotóxicos, não é? Com as maçãs, nem isso adianta!
Uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG) concluiu que, com o decorrer do tempo, um dos agrotóxicos usados para aumentar o tempo de conservação das maçãs acaba penetrando no fruto.
Não quero maçã envenenada, não!
E como fugir do veneno?
Invista nos orgânicos! Aqui no Sítio as maçãs vêm da Fazenda São Roque, do Rio Grande do Sul. A gente bateu um papo com Maycon Formolo, filho primogênito do casal fundador da propriedade, e preparou uma matéria linda que acabou de ser postada no blog do Sítio. Vem conhecer mais um produtor consciente e que sabe tudo de maçã!