Desintoxicação: aprenda a limpar seu organismo com 5 dicas

Cesta de orgânicos do sítio que ajudam na desintoxicação

Durante a correria do dia a dia, é comum que os cuidados com o corpo acabem ficando em segundo lugar, abrindo espaço para hábitos que geram prejuízo ao organismo, como a má alimentação e o sedentarismo. A desintoxicação, processo de limpeza natural do organismo que pode ser potencializada por meio de certas práticas, é a melhor maneira de combater os danos causados pelos maus hábitos e fortalecer a saúde.

O que é desintoxicação?

Ao contrário do que se pensa, a desintoxicação não está ligada a dietas de emagrecimento com promessas de sucos milagrosos ou à compensação de exageros. Sendo um processo fisiológico natural do corpo realizado em todos os órgãos, mas com predominância no fígado, cérebro, pulmões e intestino, a desintoxicação diz respeito à neutralização de toxinas, eliminação de impurezas e ao reequilíbrio do organismo. 

Por que desintoxicar o corpo é necessário?

Ao se sobrecarregar com substâncias nocivas, o corpo humano perde a vitalidade e fica mais suscetível a apresentar desordens como cansaço excessivo, retenção de líquidos, redução do metabolismo, alergias, ansiedade, sono conturbado, envelhecimento precoce da pele e diminuição da imunidade.

Por meio da desintoxicação, o organismo limpa essas impurezas, restaurando o equilíbrio e o funcionamento ideal dos órgãos. Para além da saúde e qualidade de vida, a desintoxicação também proporciona benefícios estéticos, como a revigoração da pele, o fortalecimento das unhas e um maior brilho aos cabelos. 

5 dicas para desintoxicar o organismo

Embora a desintoxicação seja um processo que ocorre naturalmente, a adoção de alguns hábitos pode potencializá-la, tornando-a ainda mais eficiente. 

Suco de manga é um alimento para desintoxicação

1. Hidrate-se bem!

Uma boa hidratação é essencial para um bom metabolismo e para a desintoxicação, afinal, a água auxilia no bom funcionamento de todas as células do nosso corpo, além de ser a responsável pela eliminação das toxinas do sangue, com a filtragem feita pelo rim. Para estar bem hidratado, o indicado é beber no mínimo 2 litros de água por dia. 

Além da água, outros líquidos também podem contribuir para a sua hidratação, como sucos naturais e chás, ambos consumidos sem a adição de açúcar, já que o excesso da substância pode causar problemas circulatórios e também afetar a filtragem do sangue pelos rins.

Para a desintoxicação, os chás mais recomendados são o de dente-de-leão, o de hortelã e o chá verde, por terem grande potencial diurético, e o chá de hibisco, que aumenta as enzimas desintoxicantes do fígado. 

2. Alimente-se de forma nutritiva

Uma dieta voltada para a desintoxicação deve ser rica em nutrientes. Por isso, recomenda-se o consumo abundante de frutas, verduras e legumes. 

Laranjas e frutas vermelhas como morango, mirtilo, framboesa, amora e até mesmo jabuticaba e açaí são ricas em substâncias antioxidantes e antiinflamatórias, essenciais para a desintoxicação do fígado, e que também atuam contra o envelhecimento celular precoce e amenizam os danos à pele. 

Além das frutas, vegetais de cor verde escura como espinafre, couve, chicória, rúcula e brócolis também devem ser incluídos na alimentação. Ricos em fibra, eles contribuem para a desintoxicação e o bom funcionamento do intestino. Por terem vitaminas A, C e K, esses vegetais também atuam como antioxidantes, e estimulam o aumento da imunidade. 

Outros alimentos ideais para a desintoxicação são o abacaxi, por seu potencial diurético, o gengibre e a cúrcuma, por acelerarem o metabolismo, e os cereais integrais, que possuem minerais que facilitam a desintoxicação. 

alimentos para desintoxicação

3. Evite consumir alimentos com toxinas

A maior parte das toxinas absorvidas pelo corpo chegam ao organismo pela alimentação. Por isso, para que a desintoxicação aconteça, é necessário evitar alimentos que contenham conservantes, acidulantes e emulsificantes, assim como o excesso de sal, gorduras e açúcar, que também favorecem o acúmulo das impurezas. Como os industrializados e ultraprocessados são os alimentos e bebidas que mais contém esse tipo de substância, o segredo está em desembalar menos, e descascar mais. 

Apesar disso, cuidados também devem ser tomados na hora de escolher alimentos in natura, afinal, muitos são produzidos com o uso de agrotóxicos, toxinas que podem acabar se acumulando no organismo e causando diversos danos à saúde. Por isso, prefira consumir alimentos orgânicos. 

Caso não consiga eliminar os ultraprocessados da sua rotina, uma forma de amenizar os efeitos negativos é escolher os produtos com o menor número de ingredientes em sua composição. Leia sempre os rótulos e busque pelas alternativas com a menor quantidade de componentes químicos. A regra de ouro para rótulos de produtos industrializados é: menos, é mais! Além disso, optar por industrializados feitos com ingredientes orgânicos também é uma boa alternativa. 

4. Exercite-se regularmente

Depois da má alimentação, o sedentarismo é o hábito que mais contribui para o acúmulo de toxinas no corpo. Os benefícios da prática frequente de atividades físicas são diversos e diretamente ligados ao equilíbrio e bom funcionamento geral do organismo, reduzindo níveis de açúcar e gordura no sangue, dando mais eficiência a processos fisiológicos. 

Em relação à desintoxicação, um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) e publicado no jornal científico Scientific Reports apontou que a prática de exercícios físicos contribui com a eliminação de toxinas dos músculos que, quando acumuladas, são capazes de causar a fraqueza dos músculos e a perda de células musculares. 

5. Cuide da sua mente

O cérebro é um dos principais órgãos onde a detoxificação acontece. Já que o processo está relacionado não só à eliminação de substâncias nocivas, mas também ao reequilíbrio do organismo, cuidar da mente é essencial. Assim, para além de uma alimentação rica em substâncias que ajudem a manter a saúde fisiológica do cérebro, a prática de atividades que proporcionem bem estar mental também deve estar presente. 

Exercícios físicos, por exemplo, são capazes de atuar nesse sentido, já que diminuem o estresse e atuam na produção de neurotransmissores diretamente ligados ao bem estar, como a serotonina, a dopamina e a endorfina. 

A meditação também é uma aliada, já que limpa e relaxa a mente, diminui o estresse, potencializa a autoestima e amplia emoções positivas. Como as atividades que proporcionam relaxamento e bem estar são subjetivas, o ideal é que cada um adapte seus hábitos ao que lhe faz sentir melhor. Algumas sugestões são: 

  • Criar o hábito da leitura;
  • Ter contato com a natureza e o ar livre;
  • Ouvir músicas calmas;
  • Fazer esfoliações faciais e outras práticas de skincare e beleza. 

Se possível, outra boa pedida é fazer uma drenagem linfática, já que, além de relaxante e boa para a autoestima, ela também atua na melhora da saída das toxinas dos tecidos para a circulação. 

Além disso, mais um hábito indispensável para uma boa saúde mental é manter uma rotina com horas de sono o suficiente para permitirem o pleno descanso do corpo e da mente. 

Por quanto tempo manter os hábitos desintoxicantes?

Para que os benefícios de todos esses cinco passos sejam percebidos, é necessário que as práticas sejam mantidas por cerca de 10 a 15 dias consecutivos. No entanto, por serem extremamente benéficos à saúde, sugere-se que, passado esse período, a tentativa seja incorporar a maior quantidade possível desses costumes na rotina de forma definitiva. Fazendo isso, as vantagens da desintoxicação serão sentidas constantemente. 

Uma recomendação adicional é não esperar até depois de ocasiões festivas como o Natal e o ano novo, conhecidas por todas suas delícias típicas e irresistíveis, para adotar as práticas desintoxicantes, como acontece na maior parte dos casos. Recorra a elas sempre que sentir que o organismo poderia estar funcionando de forma melhor. Ouça o seu corpo!

  • O que é desintoxicação?

    É o processo de limpeza do organismo através do consumo de alimentos livres de agrotóxicos ou excesso de procedimentos de processamento artificiais

  • Quanto tempo leva para desintoxicar?

    Os processos de desintoxicação podem levar de 3 dias a mais de duas semanas – o tempo vai variar de acordo com o acúmulo de toxinas no organismo

  • Quais os sintomas de desintoxicação?

    Quando estiver desintoxicado, a pessoa pode se sentir mais leve no dia a dia, com maior disposição, menos inchaço no corpo e melhor regularidade intestinal