Veganismo: conheça o movimento e saiba como ele se estrutura

Veganismo: o que é e como funciona

O veganismo é um movimento que tem ganhado cada vez mais destaque no mundo. Você sabe o que é? Como ele se estrutura e quais são as vantagens e desvantagens de seguir essa filosofia? Se não, continue com a gente.

Separamos tudo que você precisa saber e como lidar com a alimentação vegana, seu posicionamento e como garantir que vai se manter fiel a ela.

O que é veganismo

Veganismo é um movimento filosófico e cultural que se opõe à exploração animal em todas as formas. Ele se abstém de consumir produtos de origem animal, como carne, leite, ovos e laticínios. Não apenas isso, como também o uso de produtos de origem animal como roupas, sapatos e outros itens. 

O objetivo do veganismo enquanto movimento é promover a libertação animal e proteger os direitos dos animais, enquanto promove a sustentabilidade ambiental e a saúde humana.

Veganismo ativista

Além de se absterem de consumir produtos de origem animal, muitos vegans – termo para se referir às pessoas que aderem à cultura vegana – também se engajam em ativismo para os direitos dos animais. Desde manifestações, passando pela participação em grupos de defesa dos direitos dos animais até a educação pública e cultural, eles ocupam diversos espaços de debate público.

Alimentação vegana

A alimentação vegana é um tipo de dieta que exclui o consumo de qualquer produto de origem animal, incluindo carnes, ovos, laticínios e mel. Ela ainda se estende a qualquer outro produto que tenha sido produzido ou testado em animais – como cosméticos ou roupas. 

Ela é baseada em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes, grãos, leguminosas e nozes. Além de ser uma opção de alimentação saudável, a alimentação vegana também é considerada uma opção eticamente responsável, pois não envolve o abuso de outros seres capazes de ter sentimentos.

Alimentos veganos

Qual a diferença entre vegano e vegetariano?

Enquanto o veganismo é uma posição política, o vegetarianismo é uma dieta. O primeiro inclui a consciência política do que pode e do que não pode ser feito, enquanto o segundo, além de possuir gradações (vegetariano restrito, ovolactovegetariano etc.), está mais preocupado com os hábitos alimentares do que a posição política.

O que pode comer um vegano?

Os veganos podem consumir uma ampla variedade de alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, grãos, legumes, nozes e sementes. Eles também podem consumir alimentos derivados de fontes vegetais, como leite de soja, tofu e outras opções de proteína vegetal.

O que a ciência diz sobre o veganismo?

A posição do campo científico é polarizada e o debate, concentrado em nutricionistas e no campo médico. De um lado, estão os profissionais favoráveis a essa prática, enquanto do outro, aqueles que a condenam.

Os argumentos do primeiro grupo acompanham a associação de doenças com o consumo de carnes e derivados animais. Alguns estudos sugerem que uma dieta vegana pode levar a uma redução do risco de doenças cardíacas, pressão arterial alta e obesidade.

Já entre os que condenam a dieta vegana há uma presença maior dos que apontam para as deficiências que tal dieta pode proporcionar. Alguns nutrientes só existem naturalmente via ingestão de derivados de animais, e para eles é necessária a suplementação.

Necessidade de suplementação

Apesar de uma dieta vegana bem planejada fornecer todos os nutrientes necessários, alguns suplementos podem ser recomendados para garantir a adequada ingestão de nutrientes. Isso pode ser especialmente importante para veganas grávidas, lactantes e crianças em crescimento. 

Alguns nutrientes que podem ser suplementados incluem vitamina B12, ferro e cálcio. Por isso, a adoção de uma dieta vegana costuma vir acompanhada de consultas a profissionais de saúde, para verificar a necessidade de suplementação e as doses adequadas. A auto medicação, nesses casos, pode sobrecarregar fígado e rins.

Quais as vantagens do veganismo?

O veganismo pode trazer diversas vantagens, tanto sociais quanto de saúde e valores. Essas vantagens fazem parte da rede de argumentos levantadas pelo movimento para incentivar a prática. Confira sobre cada uma abaixo:

Vantagens sociais

O veganismo pode contribuir para a diminuição da exploração animal e promover a igualdade entre todos os seres vivos. Além disso, a escolha por alimentos de origem vegetal pode ser uma forma de apoiar a produção de alimentos de forma mais sustentável e justa, beneficiando tanto os produtores quanto o meio ambiente.

Vantagens de saúde

Para a saúde, o veganismo é uma alternativa que promove uma dieta rica em vegetais, frutas, legumes, grãos integrais e nozes. Isso pode levar a uma dieta mais saudável e ajudar a prevenir doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. 

Além disso, a exclusão de alimentos de origem animal pode ajudar a reduzir o colesterol e a pressão arterial. No entanto, lembre-se que a ausência de nutrientes pode pedir por suplementação. Não deixe de acompanhar sua saúde. 

É importante garantir que esteja consumindo uma variedade suficiente de alimentos para obter todos os nutrientes necessários e, se necessário, consultar um nutricionista ou médico para garantir que está seguindo uma dieta saudável.

Vantagens de valores

Para muitas pessoas, o veganismo vai além da saúde e é uma questão de valores éticos e morais. Muitos vegans acreditam que é imoral explorar, ferir ou matar animais para fins alimentares ou de uso pessoal, e optam por não consumir nenhum produto de origem animal. 

Além disso, muitos vegans também veem o veganismo como uma forma de proteger o meio ambiente, pois a produção de alimentos de origem animal pode ter um impacto ambiental negativo, como a utilização excessiva de recursos hídricos e a emissão de gases de efeito estufa.

Ao optar por alimentos vegetais, os vegans podem contribuir para a preservação dos recursos naturais e a redução da pegada de carbono – algo que facilita que muita gente durma à noite.

Verduras, frutas e legumes veganos

Quais as desvantagens do veganismo?

Apesar de haver muitas vantagens em adotar uma alimentação vegana, é importante levar em consideração algumas desvantagens possíveis. 

Falta de nutrientes

A principal desvantagem é a possível falta de nutrientes essenciais na dieta, já que muitos desses nutrientes existem em maior abundância – ou apenas existem – em alimentos de origem animal. Para evitar a falta de nutrientes, os veganos precisam estar especialmente atentos à sua dieta e considerar a suplementação de alguns nutrientes, sobretudo vitaminas do complexo B e vitamina D.

Alergias

Outra desvantagem é o risco de alergias alimentares. Alguns alimentos vegetais, como nozes e soja, são comuns na dieta vegana e podem causar reações alérgicas em algumas pessoas. 

Esses são alguns dos alimentos que recebem maiores investimentos em transgênicos e agrotóxicos, pois compõem também a ração de gado. Logo, é comum desenvolver alergia a esses componentes – que, infelizmente, também são os maiores responsáveis pela presença de proteína na dieta vegana.

É importante estar ciente desses riscos e tomar medidas para evitá-los, como ler os rótulos dos alimentos e conversar com um médico ou nutricionista sobre qual a melhor maneira de seguir uma dieta vegana de forma saudável.

Orgânicos e veganismo

No entanto, é importante lembrar que a escolha por alimentos orgânicos pode minimizar esses riscos. Alimentos orgânicos são cultivados de maneira mais sustentável e natural, o que pode reduzir o risco de alergias e doenças relacionadas à dieta. 

Além disso, ao escolher alimentos orgânicos, os veganos podem ter a certeza de que sua alimentação está sendo cultivada de maneira mais justa e equilibrada, beneficiando tanto a saúde humana quanto a do planeta.

E por isso, não deixe de conferir o app da Meu Amigo tem um Sítio! Com ele, você consegue acesso a diversos alimentos, temperos, bebidas e produtos para limpeza produzidos localmente, com consciência social e ambiental. Sim, dá para ter um consumo consciente, e ele começa aqui!