Skip to content
Meu amigo tem um sítio
  • Bem-vindo(a) ao Sítio
    • Entrar
  • Sobre o Sítio
    • Quem Somos
    • Nossos compromissos
    • Produtores
    • Blog
    • Feira online
  • Quer ajuda?
    • Contato
      • 21 2042-4077
      • atendimento@meuamigotemumsitio.com.br
      • Chat
      • Meu amigo tem um sítio
      • Meu amigo tem um sítio
    • Dúvidas
      • Como funciona
      • Dúvidas Frequentes
      • Acordos de compra
  • Entrar
  • Produtos
    • Frutas Orgânicas
    • Raízes Orgânicas
    • Legumes Orgânicos
    • Verduras Orgânicas
    • Ervas e Temperos Orgânicos
    • Cogumelos Orgânicos
    • Pães e Massas Orgânicos
    • Biscoitos e Cereais Matinais Orgânicos
    • Laticínios e Ovos Orgânicos
    • Bebidas Orgânicas
    • Carnes Orgânicas
    • Despensa Orgânica
    • Empório - Locais, Artesanais e Naturais
  • Veja todas
    • Frutas Orgânicas Frutas Orgânicas
    • Raízes Orgânicas Raízes Orgânicas
    • Legumes Orgânicos Legumes Orgânicos
    • Verduras Orgânicas Verduras Orgânicas
    • Ervas e Temperos Orgânicos Ervas e Temperos Orgânicos
    • Cogumelos Orgânicos Cogumelos Orgânicos
    • Pães e Massas Orgânicos Pães e Massas Orgânicos
    • Biscoitos e Cereais Matinais Orgânicos Biscoitos e Cereais Matinais Orgânicos
    • Laticínios e Ovos Orgânicos Laticínios e Ovos Orgânicos
    • Bebidas Orgânicas Bebidas Orgânicas
    • Carnes Orgânicas Carnes Orgânicas
    • Despensa Orgânica Despensa Orgânica
    • Empório - Locais, Artesanais e Naturais Empório - Locais, Artesanais e Naturais
  • Frutas Orgânicas Frutas Orgânicas
  • Legumes Orgânicos Legumes Orgânicos
  • Verduras Orgânicas Verduras Orgânicas
  • Pães e Massas Orgânicos Pães e Massas Orgânicos

Receita de bruxa! Abóbora deliciosa e recheada de história 🎃

Outubro é mês das bruxas! Junto com elas, muita abóbora (que inclusive está na safra, fresquinha e maravilhosa!).

Quer uma receita fácil, rápida e gostosa para acompanhar um jantar em homenagem a essas mulheres, que têm muita história para contar?

Quero os ingredientes da receita, saudável e deliciosa!

Abóbora assada com balsâmico, azeite e mel

Para essa receita você vai precisar:

  • 1/2 abóbora japonesa orgânica
  • 2 colheres (sopa) de mel agroecológico Sítio Kouit
  • 2 colheres (copa) de vinagre balsâmico orgânico Jatobá Orgânicos
  • 2 colheres (sopa) azeite orgânico Native Orgânicos
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Anotou tudo? Agora vamos ao preparo, que é rápido como um feitiço de bruxa!

  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC;
  2. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca da abóbora sob água corrente;
  3. Raspe e reserve as sementes (depois pode assá-las para um petisco delicioso);
  4. Apoie a parte plana da abóbora na tábua e corte em fatias grossas de 2 cm, formando meias-luas;
  5. Numa tigela grande misture o mel, o vinagre balsâmico e o azeite. Adicione à abóbora e misture bem com as mãos para envolver todas as fatias no tempero;
  6. Coloque as fatias em uma assadeira grande, uma ao lado da outra, e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto;
  7. Leve para assar por cerca de 25 minutos, até ficarem caramelizadas e macias. Na metade do tempo, vire cada fatia com uma espátula para caramelizar por igual. Sirva a seguir.
Não vejo a hora de provar, vou reservar meus ingredientes!

Mas… que tal um pouco de história? Você sabe de onde vem o “Dia das Bruxas”?

A tradição do dia 31/10 começou na Baixa Idade Média com as mulheres celtas, para celebrar a colheita dos alimentos. Depois, foi absorvida pelos romanos e ressignificada pela Igreja Católica.

Nesse processo, as mulheres que tinham maior independência, acesso a conhecimentos medicinais e atuação social nos territórios celtas perderam esses direitos e, quando exercidos sem autorização, eram acusadas de bruxaria e feitiçaria. As consequências para isso foram claras: execução em praça pública.

Mas a ironia começa no próprio nome dado a essas mulheres, viu amiga?

A palavra “bruxa”, tem origem no idioma sânscrito, uma língua considerada sagrada na Índia, significa “mulher sábia”.

E como chegou ao nosso país?

O “Dia das Bruxas” encontra a nossa cultura apenas no século XIX, mas a prática de queimar mulheres na fogueira era conhecida por aqui bem antes disso.

Maria da Conceição é um exemplo. Mulher brasileira, estudiosa de ervas medicinais no século XVIII, usava seus conhecimentos para cuidar de doentes. A Igreja, que dizia que a cura das enfermidades só poderia vir de modo sagrado, a acusou de bruxaria e Maria da Conceição foi executada em praça pública, no Largo de São Bento, em São Paulo.

Mas ela não foi a única. Também no século XVIII, em São Paulo, Ursulina de Jesus foi condenada à fogueira sob acusação de bruxaria por seu marido. Ele, que era estéril, afirmava que a esposa havia usado magia para o impedir de ter filhos. Chocante, né?

Não deixe as abóboras, deliciosas, de fora do seu próximo pedido. Faça a sua feira de orgânico e, depois que provar a receita, nos conte o que achou! Comprando até às 9h, os produtos chegam no mesmo dia!

EU QUERO!

Categorias

  • Blog
  • Hoje
  • Matéria especial
  • Receita

Tags

agricultura familiar agroecologia agrotóxicos alerta alimentação alimentaçãosaudável associativismo açaí bebidas circuitos curtos comida de verdade comidadeverdade comércio justo conservantes conservação coronavirus desintoxicação desperdício dia das crianças Dietas direito das crianças doenças economia solidária ecoturismo feminismo frutas grãos higiene laticínio caprino movimentos sociais mudanças climaticas orgânicos pandemia proteinas receita reciclagem saladas saude segurança alimentar sistema alimentar sustentabilidade temperos transição agroecológica upcycling ética

Arquivo

  • julho 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • outubro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020

Acompanhe nossas redes

Com a chegada da primavera, a natureza começa a re Com a chegada da primavera, a natureza começa a renovar suas cores & aromas… Com isso, a safra também muda por aqui. 🍓🥬🥕

Reunimos frutas, legumes, verduras e temperos que estão entre os destaques da estação para você aproveitar o que a natureza tem de melhor em cada época do ano.

E você: qual desses não pode faltar na sua cozinha?
Tem quem tenha uma cor favorita. A gente tem vária Tem quem tenha uma cor favorita. A gente tem várias. 🌈

Principalmente quando o assunto é comida de verdade, quanto mais colorido, melhor!
Cada cor traz uma variedade de nutrientes e, juntas, elas deixam a alimentação mais diversa, nutritiva e gostosa.

Agora queremos saber: qual é a sua cor favorita quando o assunto é comida? 👀
O abacate é daqueles alimentos que parecem ter mil O abacate é daqueles alimentos que parecem ter mil e uma utilidades. De sabor suave e textura cremosa, ele combina tanto com preparos doces, quanto salgados e pode virar vitamina, entrar em um guacamole, dar cremosidade a molhos e ainda aparecer em sobremesas.

É justamente essa versatilidade que faz dele um ingrediente tão fácil de ter por perto: você escolhe o caminho e o abacate acompanha. 💚

E agosto é uma ótima época para aproveitar, porque ele está no auge da safra. 🌱

Abacates já está disponíveis na nossa feira online de orgânicos. Aproveite a safra e faça a feira da semana pelo link da bio! 🛒
Uma refeição nunca é só uma refeição. Por trás de Uma refeição nunca é só uma refeição. Por trás de cada ingrediente, existem pessoas que plantaram, colheram, produziram e fizeram parte do caminho que aquele alimento percorreu até chegar à sua mesa.

Quando você conhece a origem do que come, tudo muda. A refeição ganha outro significado. Ela deixa de ser apenas uma combinação de ingredientes e passa a carregar pessoas e histórias.

É por isso que fazemos questão de conhecer quem produz cada alimento que chega até você. Porque acreditamos que comer bem também é saber de onde vem o que colocamos no prato.

É isso que entregamos todos os dias: alimentos cuja origem conhecemos, transparência em cada escolha e produtores em quem confiamos. 💚
Seguir no Instagram Seguir no Facebook

Sobre o Sítio

  • Quem Somos
  • Nossos compromissos
  • Produtores
  • Blog
  • Feira online

Dúvidas

  • Como funciona
  • Dúvidas Frequentes
  • Acordos de compra

Fale conosco

21 2042-4077
atendimento@meuamigotemumsitio.com.br

Existimos para transformar

Meu amigo tem um sítio mini mercado ltda
43.472.501/0001-83

Órbita